quarta-feira, outubro 08, 2008

AMIGOS....E FALSOS AMIGOS






















São muito abundantes às referências à traição presente na amizade. Há muitas afirmações denunciando os falsos amigos:

Sustento como um facto que se todos os homens soubessem o que os outros dizem deles, não haveria mais do que quatro amigos no mundo.
" Pascal "

Os nossos amigos são o inimigo.
Pierre-Jean de Béranger

Mas será que a amizade é assim tão traiçoeira e a realidade tão negativa quanto a retratada por um Pascal ou por um Béranger?

As traições e os falsos amigos existem, obviamente. Não é isso que está em causa. Mas temos que reconhecer igualmente que há muitas razões que podem acabar ou diminuir uma amizade, sem que nisso haja propriamente traição.


Aquele que é amigo de toda a gente, não é amigo de ninguém.

É frustrante pensarmos que estamos a confiar na pessoa certa e PUF....desaba o mundo.
Mas também penso que é bom que existam estes " falsos amigos", para podermos dar o merecido valor aos amigos, caso eles existam.

Por outro lado penso que amigos amigos é muito raro existir. O que se diz teu amigo hoje, tem de te fazer crer mesmo isso porque amanhã por esta razão ou por aquela, porque aparece outro a quem passa logo a chamar " amigo ", podes ter a certeza que para esse, num abrir e fechar de olhos, passas a ter montes de defeitos, em suma...passas de bestial a besta....

Presentemente e penso estar certo, por razões obvias, já estou a conseguir colocar numa prateleira que tenho na garagem alguns " cromos" que outrora julgava amigos. Graças a deus...

Depois temos os amigos novos, porque são amigos de outros nossos amigos e por ai fora....destes não quero tecer algum coméntário porque ainda è cedo. Se bem que de alguns já tenho a minha opinião bem formada e nada errada.

E tu já consegues identifica-los...
Pensa bem

12 comentários:

Suzana lux disse...

Olha ele ja esta BOM...
Pois é, deu para refetir...

Eu na verdade não me dou ao trabalho de identificar o que é quem, sou Amiga e mais nada, ou seja sempre que alguém precisa eu tento estar lá.
Tenho sido mais vezes surpreendida pelos que não pensava serem AMIGOS (eram conhecidos), mas como sou muito melosa nestas coisas da AMIZADE deixo-me ter os que tenho que so tenho tido provas de que assim sendo é porque eu mereço...
Daí os ditados:
Cada um tem o que merece.
Deus cuída dos meus AMIGOS que dos "inimigos" cuido eu...

Mas tambem há quem nós achamos que tem muitos amigos, mas porque usam o sorriso amarelo e ao pessoal da-lhe jeito dizer à esse(a) é meu(minha) amigo(a)...

Beijoka e até breve...
;0)))))))))))))))))))))))))))))

liamaral disse...

Claro que os identifico! Sempre que conheço alguém o meu sexto sentido sabe em que prateleira o colocar! Mas também te digo:

"Quando um homem é bom amigo, também tem amigos bons!"
(autor desconhecido)

Complaints Book disse...

Olá Suzana.
Espero que esteja tudo bem por ai contigo e familia.
Ás vezes è bom ser assim mas tem de ter-se cuidado porque eles existem....são como as bruxas ninguém acredita mas que existem existem ( digo eu)

Gostei de te ter por cá.
Bj para ti , Filipa e Ania ( acho que é assim) e cumprimentos ao Pedro.
Bj

Complaints Book disse...

Concordo contigo Lili

Claro que um bom amigo faz bons amigos, sem dúvida.
Falando de mim,tenho poucos amigos, mas bons claro.

Consegue-se sentir á distancia quem o é.

Por outro lado tens de concordar que nem sempre se está rodeado de bons amigos. Acontece( e não falo por mim)que pensar que se conhece uma pessoa e na realidade não a conhecemos porque de um momento para o outro, em quem confiavas, desilude-te.
Mas eu acredito que tu saibas identifica-los. Acredito sim senhor.
Bj grande

Anónimo disse...

Eu cá estou aberta a todas as amizades. Não tenho prateleiras. A minha «sala» é aberta e ampla.
Tento não desiludir os meus amigos. Ás vezes acontece, mas para mim, o verdadeiro amigo não cobra, deixa-nos ser e aceita-nos como somos.
Tenho alguns amigos. Uns até podem pôr em dúvida a minha amizade. O importante é que eu sei quais são e estou e estarei sempre por perto, mesmo longe.
Beijinhos
Paula Sun

Não Sou... disse...

Eu acho que em relação a amigos não me posso queixar. Acho que tenho muitos que gostam de mim. Essencialmente porque respeito quem me me respeita a mim...
Quanto aos falsos amigos a minha vida ensinou-me a perceber quem são, mas como tudo na vida à alguns que disfarçam bem e ainda não os "apanhei". Mas também confesso que não me incomodo nada com eles. Só me preocupe com quem e o que é realmente importante na vida. E os falsos amigos não o são.
Abraço

Complaints Book disse...

Depois de ler e reler os vossos comentário conclui que todos , sem excepção, estão rodeados de amigos.
É bom sentir isso. Não que me possa queixar, pelo contrário. Tenho tido surpresas na minha vida e bons amigos também.

Como diz a Lili " um homem bom faz bons amigos"

Eu faço bons amigos e pelos vistos voces também.
Obrigado pela atençãoao post e pela sinceridade e simplicidade dos comentários.
Bem hajam...
Até já.

FM disse...

Vou tentando, dia-a-dia... mas sem "preocupação"...
Sou um sortudo. De cada vez que perco um amigo, ganho novos amigos... E isso faz-me imensamente FELIZ.
Obrigado Amigo.

Complaints Book disse...

Obrigado eu por sentir-te proximo....sempre lá.
Sanbes que o mais importante não é só saber que temos este ou aquele amigo, mas também saber que basta um estalar de dedo e estãá lá para o que der e vier. Isso é realmente importante.
E tu fazes isso na prefeição.
Obrigado.
Abraço

FM disse...

Temos pontos de vista em comum... e já ambos ofremos nos "osssos"... Há pessoas que não precisam de muitas palavras, vêem mais "Longe", com mais "experiência"... mesmo que os outros não vejam esse "ver" e "sentir"... e que achem que estamos a "dormir" ou que não entendamos.
Estou Contigo, há "muito tempo", como sabes. "Identifiquei-te" pela Positiva.
Abraço.

Complaints Book disse...

Pois é FM...
Estas coisas já nascem com as pessoas.

Ou se é e sente, ou então não se aprende a ser ou a sentir.

Obrigado pela confiança e
" identidade " para comigo.
Sinto o mesmo para contigo.

Aquele abraço.
Bj à Sara e ângelo

FM disse...

Ok e Igualmente. (risos)