AMIGOS....E FALSOS AMIGOS








São muito abundantes às referências à traição presente na amizade. Há muitas afirmações denunciando os falsos amigos:
Sustento como um facto que se todos os homens soubessem o que os outros dizem deles, não haveria mais do que quatro amigos no mundo.
" Pascal "
Os nossos amigos são o inimigo.
Pierre-Jean de Béranger
Mas será que a amizade é assim tão traiçoeira e a realidade tão negativa quanto a retratada por um Pascal ou por um Béranger?
As traições e os falsos amigos existem, obviamente. Não é isso que está em causa. Mas temos que reconhecer igualmente que há muitas razões que podem acabar ou diminuir uma amizade, sem que nisso haja propriamente traição.
Aquele que é amigo de toda a gente, não é amigo de ninguém.
É frustrante pensarmos que estamos a confiar na pessoa certa e PUF....desaba o mundo.
Mas também penso que é bom que existam estes " falsos amigos", para podermos dar o merecido valor aos amigos, caso eles existam.
Por outro lado penso que amigos amigos é muito raro existir. O que se diz teu amigo hoje, tem de te fazer crer mesmo isso porque amanhã por esta razão ou por aquela, porque aparece outro a quem passa logo a chamar " amigo ", podes ter a certeza que para esse, num abrir e fechar de olhos, passas a ter montes de defeitos, em suma...passas de bestial a besta....
Presentemente e penso estar certo, por razões obvias, já estou a conseguir colocar numa prateleira que tenho na garagem alguns " cromos" que outrora julgava amigos. Graças a deus...
Depois temos os amigos novos, porque são amigos de outros nossos amigos e por ai fora....destes não quero tecer algum coméntário porque ainda è cedo. Se bem que de alguns já tenho a minha opinião bem formada e nada errada.
E tu já consegues identifica-los...
Pensa bem